quinta-feira, 21 de junho de 2012

                                  Revolução Francesa ( XVIII )





Um período de prosperidade e crise, estão indo rumo ao capitalismo manufatureiro - Luís XVI cristaliza o poder criando cargos publicos e punições.

A nobreza com idéias iluministas e com medo dos camponeses revoltados pelas altas taxas de impostos, condenações injustas e são muitos fortes entram na revolução se vingando dos nobres, e a burguesia utiliza os camponeses para partirem para as revoltas na ruas, para conquistar sua influência juridica e comercial ela se consolida no poder para dar rumo ao capitalismo.

Os jacobinos são burgueses de pequenos e médios lutam por melhorias e utiliza o povo para luta, não se expondo nas ruas e girondinos a alta classe burguesa.

A revolução leva a ruptura do cleroe poder absolutista, os burgueses tem poder para dar rumo ao capitalismo tendo influência e os jacobinos cria a tabela de preços.

Os burgueses jacobinos impedidos de ficar ricos pois eram comerciantes a igreja ea nobreza contra eles utlizam os camponeses para lutar por melhores condições e pelos interesses próprios, o conceito de modernidade com propostas para melhorar so gerou mais pobreza, desigualdade, o homem que vivia do campo e obrigado a se tornar urbano.

Burgueses financiando as igrejas e as reformas protestantes, o discurso das igrejas sendo legitimado eo povo sendo utlizado para as lutas e não sendo beneficiado.



Ref: A era das Revoluções -  Hobsbawm  Eric