sexta-feira, 20 de maio de 2011

PASSAGENS DA ANTIGUIDADE PARA O FEUDALISMO

Autor: Perry Anderson

Resumo:






O conteúdo do texto envolve sistema econômica  , tradições e social no período medieval (conhecido como período negro).
O livro tem uma influencia historiográfica marxista visando o modo de produção , economia, política e crises atribuídas a estes fatos.
Com estas informações Perry Anderson consegui colher grandes informações da antiguidade e feudalismo e através  destes historiadores construiu uma síntese da idade antiga á medievalidade.
A obra aborda a transição da antiguidade clássica e começa retratando o modo de produção escravo o mundo grego-romano, invasões bárbaras  as conseqüências para o sistema até a idade antiga.
Começa com estes temas :  modo de produção escravo, a Grécia , o mundo helênico ,Roma , o cenário germânico  , invasões .
Também enfoca o mundo grego  e explorador , as cidades , desenvolvimento da ciência ,manufatura  e comércio  na Grécia  que se baseava na economia agrária e viviam do  trabalho escravo e não tinham negociantes e mercadores .
 O escravo no mundo grego era considerado um instrumento vocal , capaz   de falar  , mas era acima do gado e não tinha direito social . o trabalho do escravo que sustentou as realizações do mundo grego – romano e o escravo trazia conforto na classe urbana , riqueza e unia campo a cidade .
Esta  época  as manufaturas tinham limitações , as técnicas eram simples e havia pequena demanda  e a procura era limitada , o território era grande  e havia dificuldades de transporte  e consumidores e produtores  ficavam próximos .
A comercialização  era restrita as faixas litorâneas   ; o escravismo possibilitou  o afloramento da cultura grego - romana .
No período helênico o modo  de produção  escravista era dominante  mesmo havendo camponeses livres , rendeiros , artesões urbanos .






















sábado, 7 de maio de 2011

''IDEPENDÊNCIA OU MORTE''

Resenha:
Ficheiro:Independencia brasil 001.jpg


Muitos acham que a independência do Brasil se deu a este grito "independência ou morte'' que foi dado por Dom Pedro a  mando de seu pai rei de Portugal , mas foram vários fatores como conflitos regionais , conflitos com a Inglaterra entre Portugal , classes rurais , comerciantes - muitos outros e guerras internas contra portugal .
O povo se envolveu ,mas seus conflitos no Brasil eram de interesse próprios nas regiões não era organizado pelos brasileiros mas independentes em cada região.
O processo  de independência do Brasil não se resume somente em um conflito mas de vários , regionais , comercial, imposto, e muito mais.
Como a imagem de tiradentes é falsa que mostra  ele igual a jesus , ele era careca gordo mas a arte  mostra mais  ele desta forma como salvador por questões e arte e religiosa e foram várias pessoas , mas somente ele  e lembrado sendo  que ele não era brasileiro