sábado, 19 de fevereiro de 2011

A INFLUÊNCIA DO TEMPO NO INDIVÍDUO NO PERÍODO MEDIEVAL

 No período medieval o homem começou a ser controlado pelo tempo e foi inicial  na igreja cristã  , o homem era livre  em suas práticas e  não havia o controle do relógio no seu cotidiano , e não eram determinadas pelo tempo - e sim pelos fenômenos naturais.

Começando através das missas e calendários porque as datas eram documentas  pelo período do rei, como ex: no período do rei josias - na biblía , e foram sendo introduzidas pelos monges a divisão do tempo em horas canônicas. 

Depois vem o sinos que nas badaladas momento do nascer do sol e  por do sol que era o momento da inicialização da missa o da oração e também o inicio eo termíno do trabalho sendo que o homem não vivia assim antes do período medieval.

E no século XIII surge o relógio mecânico e logo no século XIX surge o relógio individual e quem contruía era o monges dos monastérios , surgindo as primeiras práticas capitalistas.
Paralelamente com o emprego monástico do tempo , a partir daí tornando arcaíco , um emprego do tempo leigo , o do mercador.



livro: ''Uma civilização toma o corpo''
autor: Le Goff





                            ROMA